Anti HBS
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é endêmica no mundo e é causada por um vírus envelopado de DNA circular, da família Hepadnaviridae. A cronificação da doença, ou seja, a persistência do vírus por mais de seis meses, ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos indivíduos adultos infectados.
O risco de cronificação é maior na transmissão vertical, podendo chegar a 90% nos casos de gestantes com evidencia de replicação viral e nas crianças infectadas antes dos 5 anos de idade (70-90% de cronificação).
O quadro clínico da infecção crônica por HBV pode variar de estado de portador assintomático à quadro de hepatite crônica ativa, com evolução para a cirrose hepática e câncer hepatocelular.
O anticorpo contra o antígeno de superfície da hepatite B (anti-HBs) reagente indica recuperação de uma infecção aguda ou crônica de Hepatite B (HBV) ou imunidade adquirida pela vacinação contra HBV. Se indicado, recomenda-se que o anti-HBs seja realizado 30 a 60 dias após o término do esquema vacinal. Pessoas imunocompetentes não necessitam monitorização periódica. Pacientes em diálise com resposta vacinal devem ter o anti-HBs aferido anualmente para avaliar a necessidade de reforço vacinal.

Jejum
Não é necessário.

Instruções
Deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina (caso o paciente faça uso).
Exames via convênio:
- É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.