Citomegalovírus IgG

O Citomegalovírus (CMV) é um vírus de DNA que pertence à família dos herpes vírus.
Em adultos saudáveis, o CMV em geral é assintomático, podendo apresentar quadro clínico semelhante à mononucleose infecciosa.
É transmitido por contato direto com fluidos corporais infecciosos como urina, saliva, sangue, lágrimas, sêmen e leite materno e através de órgãos transplantados e transfusões de sangue. O CMV é considerado a maior causa de infecção congênita. Manifestações graves podem ocorrer quando o CMV é adquirido ou se reativa em pacientes imunossuprimidos sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em receptores de transplante.
A presença de CMV IgG pode indicar infecção passada ou recente. Testes pareados com intervalo entre 2 e 3 semanas podem ser úteis para avaliar viragem sorológica (IgG prévio não reagente que se torna reagente), ou aumento de 4 vezes ou mais no título dos anticorpos, o que caracterizaria uma infecção aguda. Importante ressaltar que ensaios de metodologias e fabricantes diferentes podem reproduzir resultados diversos, sendo necessária uma avaliação criteriosa dos resultados.

Jejum

  • Não necessário.
  • Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções

Exames via convênio: 

  • É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do(a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.