Parasitológico Fezes – MIF
O exame parasitológico de fezes permite a identificação da maioria dos parasitas intestinais (estágios de ovos, larvas de helmintos, trofozoítos, cistos e oocistos). O exame parasitológico de fezes permite a identificação da maioria dos parasitas intestinais (estágios de ovos, larvas de helmintos, trofozoítos, cistos e oocistos). Desta forma, é recomendável que o exame de fezes seja coletado em 03 amostras em dias diferentes. A intensidade do parasitismo influencia no número de formas parasitárias eliminadas.
A presença de alterações visíveis no aspecto das fezes como sangue, catarro, muco, assim como a presença de parasitas e fragmentos devem ser relatadas. Vermes adultos de Ascaris lumbricoides, Enterobius vermiculares, proglotes de Taenia sp podem ser encontrados no bolo fecal sem que a presença de ovos seja identificada.
Frequentemente fragmentos de alimentos podem assemelhar-se a certas espécies de parasitas, mas um cuidadoso exame revelará características que determinarão o diagnóstico correto.

Jejum
Não é necessário.

Instruções
- Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.
- Evitar o uso de antiácidos, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
- Defecar em vasilhame limpo e seco.
- Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), de modo que complete 1/2 (meio) frasco, contendo o conservante líquido (MIF), fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
- Dissolver e homogeneizar (misturar bem) as fezes coletadas no líquido conservante para que as mesmas fiquem totalmente cobertas pelo MIF.
- O número de amostras de fezes a serem coletadas e a periodicidade depende da orientação médica.
- Se não houver orientação médica, coletar pelo menos 03 amostras de fezes recentemente emitidas em dias diferentes (consecutivos ou alternados).
- Colocar todas as amostras de fezes dentro do mesmo frasco contendo MIF.
- Sempre que houver muco (catarro), pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada, informando a presença dessas substâncias ao entregar o material.
- Caso seja visualizado algum parasita, coletá-lo informando o achado ao atendente no momento da entrega do material para o adequado processamento da amostra.
- Não é necessário colocar na geladeira, pois o líquido é conservante.
- O recipiente contendo o conservante deve ficar em pé dentro da sacola ao ser transportado.
- Cuidado para não pressionar o frasco, pois o material poderá vazar.
- Não pode ser ingerido e deve ser mantido longe do alcance das crianças (liquido conservante é potencialmente tóxico).
- PARA COLETA DOMICILIAR o frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em nosso laboratório ou adquirido em farmácias.
- O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
- Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente no laboratório.
Exames via convênio:
- É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do(a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.