TAP / RNI (Tempo Atividade Protrombina)

Teste útil para monitorização da anticoagulação com cumarínicos, no rastreamento de distúrbios do sistema de coagulação e na avaliação da função hepática.

O TP mede a atividade de diversos fatores de coagulação O TP é um teste de estágio único baseado no tempo necessário para formação de um coágulo de fibrina após adição de fator tecidual (tromboplastina tecidual), fosfolipídios e cálcio ao plasma pobre em plaquetas descalcificado. O RNI (relação normatizada internacional) é baseado na relação do valor do tempo de protrombina (TP) do paciente e a média dos valores normais de plasmas normais frescos, e representa a relação do TP se o teste tivesse sido realizado com a tromboplastina IRP (international reference preparation).
Esta padronização evita variações interlaboratoriais. O resultado do TP também depende de um mecanismo intacto da fibrina, para gerar o coágulo.  O prolongamento do TP associa-se à disfunção hepática grave. Na hepatite viral, o TP é normal ou apenas levemente alterado.

Jejum

Desejável 4 horas.

Instruções

  • Informar o uso de anticoagulantes e dosagem: Clexane, Heparina, Hirudoid, Liquemine, Marcoumar e Marevan.

Exames via convênio:

  • É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do(a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.